quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

BODAS DE CASAMENTO


Boda é a celebração, civil ou religiosa, que celebra o casamento.

A palavra boda vem do latim vota (plural de votum -promessa) referida ao fato de fazer os votos matrimoniais. Com a confusão do neutro em latim vulgar perdeu seu sentido e confundiu v por b.
Para cada ano, existe um material que representa uma nova etapa. É tradicional, na cultura ocidental, comemorarem-se com bodas os eventos relativos ao casamento, e com o jubileu, outros fatos marcantes da vida social.
Esta tradição vem da Alemanha, onde era costume que um povoado oferecesse uma coroa de prata aos casais que fizessem 25 anos de casados, e uma de ouro aos que chegassem aos 50. Com o passar do tempo, o número de símbolos tem vindo a aumentar e a tradição de oferecer presentes específicos relaciona-se diretamente com as etapas da vida, logo a tradição expandiu-se pelo resto do mundo. Para cada aniversário, os obséquios eram de materiais diferentes, que iam dos mais frágeis aos mais fortes, conforme a progressão do número de anos, o que simbolizava o aumento da resistência da relação.
Para marcar cada um desses eventos se associa a cada data das bodas algum material que o represente. Na joalheria, tradicionalmente são produzidas as alianças de bodas de prata, que correspondem a 25 anos de casamento, e bodas de ouro 50 anos. Para as demais, geralmente são confeccionados anéis utilizando-se os materiais ou a pedra correspondente, conforme a lista abaixo:

Na maioria dos paises ocidentais:

  1º. ano: Bodas de Papel
  2º. ano: Bodas de Algodão
  3º. ano: Bodas de Neve
  4º. ano: Bodas de Flores ou Frutas
  5º. ano: Bodas de Madeira
  6º. ano: Bodas de Caramelo
  7º. ano: Bodas de Nylon
  8º. ano: Bodas de Bronze
  9º. ano: Bodas de Cipermetrina
10º. ano: Bodas de Alumínio
11º. ano: Bodas de Aço
12º. ano: Bodas de Seda
13º. ano: Bodas de Renda
14º. ano: Bodas de Marfim
15º. ano: Bodas de Cristal
20º. ano: Bodas de Porcelana
25º. ano: Bodas de Prata
30º. ano: Bodas de Pérola
35º. ano: Bodas de Coral
40º. ano: Bodas de Rubí
45º. ano: Bodas de Safira
50º. ano: Bodas de Ouro
55º. ano: Bodas de Esmeralda
60º. ano: Bodas de Diamante
75º. ano: Bodas de Platina



Algumas inspirações para as casadinhas:


Bodas de Papel


Bodas de algodão


Bodas de Flores


Bodas de Pérola



Coloquem a cabecinha para funcionar e preparem algo diferente, gostoso e romântico para comemorar seu aniversário de casamento!!!
Não deixe de comemorar esta data tão especial. Afinal de contas, comemorar o casamento não consiste apenas no dia em que você se casou, e muito menos se baseia na festa que você preparou.
Casar é poder comemorar cada conquista juntos, cada superação de algo que parece impossível com a ajuda do outro, a construção de uma vida a dois!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário